Follow us | Bodega Otaviano

 

PENEDO BORGES

NOSSO TERROIR

 

 

VINHEDOS

Nossos vinhedos estao situados a 1.050 mts sobre o nivel del mar, ao pe da Cordilheira dos Andes, onde as amplitudes térmicas e a excelente insolação , permitem obter uma maturação otima e equilibrada. Selecionamos especies varietais adaptadas ao terroir, onde prevalecem solos profundos e franco arenosos.

 

Estas caracteristicas, conjugadas com o manejo dos vinhedos utilizando técnicas de vitivinicultura de precisao e respeito ao meio ambiente empregando agroquímicos de baixo impacto , e colhendo nossas uvas manualmente em caixas de 18 Kg, permitem que nossos varietais expressem todo o seu potencial.

MALBEC
24 HECTARES

Originaria do sudoeste da Franca, e a variedade tinta que melhor se adaptou ao solo argentino, proporcionando vinhos excepcionais. De aromas intensos, cor púrpura, muita concentração e sabor agradavel , sem duvida e na Argentina que sao produzidos os melhores exemplares do Malbec. Sao elaborados tanto tintos leves e jovens, com aromas frescos e frutados, como tintos encorpados com grande capacidade de guarda nos quais sobressaem os aromas de frutas vermelhas maduras. As uvas Malbec sao cultivadas em todas as zonas vitivinícolas do país, entretanto os seus melhores expoentes se originam na provincia de Mendoza,nas regioes de Lujan de Cuyo e Maipú.

 

CABERNET SAUVIGNON
12 HECTARES

Historicamente associada aos grandes vinhos de Bordeaux, e a variedad tinta mais conhecida no mundo. Isto se deve ao fato desta uva ter se adaptado em diferentes regioes do mundo sem perder suas caracteristicas e essencia. Produz um vinho rico em taninos e coloração, que se mescla frequentemente com outras variedades menos tanicas como Merlot e Cabernet Franc. Estes vinhos quando jovens, sao ásperos e duros, e requerem evolução em barricas de carvalho e envelhecimento em garrafas, para domar sua estrutura consistente. Assim resultam em vinhos potentes, de aromas agradaveis e notas que recordan a frutas vermelhas e negras, pimenta verde e especiarias. SYRAH 6 HECTARES De origem francesa, sao encontradas principalmente no Vale do Rhone formando parte de grandes vinhos como Hermitage, Chateauneuf du Pape, Cote Rotie. Sao vinhos vigorosos, sólidos, ricos em taninos e de longa guarda, e exigem evolução em barricas de carvalho e envelhecimento em garrafa. Seus aromas intensos remetem a frutas vermelhas, especiarias e couro. Assim como o Malbec , o Syrah ou Shiraz se adaptou muito bem na Argentina, resultando em excelentes varietais ou bivarietais ( em especial quando blendados com Cabernet Sauvignon )

 

SYRAH
6 HECTARES

De origem francesa, sao encontradas principalmente no Vale do Rhone formando parte de grandes vinhos como Hermitage, Chateauneuf du Pape, Cote Rotie. Sao vinhos vigorosos, sólidos, ricos em taninos e de longa guarda, e exigem evolução em barricas de carvalho e envelhecimento em garrafa. Seus aromas intensos remetem a frutas vermelhas, especiarias e couro. Assim como o Malbec , o Syrah ou Shiraz se adaptou muito bem na Argentina, resultando em excelentes varietais ou bivarietais ( em especial quando blendados com Cabernet Sauvignon )

 

PETIT VERDOT
1.5 HECTARES

Uva tinta de origem desconhecida. Foi plantada originalmente na Franca, principalmente em Bordeaux, como complemento aos vinhos da regiao. Seu amadurecimento tardio dificultou sua utilização de forma mais ampla. Seu nome significa “pequeno verde” ; pequeño devido ao tamanho dos frutos e verde pela dificuldade em chegar ao amadurecimento. Ha relativamente pouco tempo o cultivo desta uva vem se expandindo, principalmente na Australia, Chile, Argentina, EEUU (California) e readaptando-se a sua zona original em Bordeaux. Estas uvas proporcionam vinhos de boa intensidade de cor e aromas que remetem a amoras, especiarias, chocolate branco e figos. Na boca se caracteriza por sua potencia tanica, bom volume e otima acidez.

CABERNET FRANC
1.5 HECTARES

Originaria de Bordeaux, sua origem remonta ao seculo XVII, onde e amplamente usada em corte com Cabernet Sauvignon e Merlot para obtenção dos tintos de Bordeaux. Geneticamente e “pai ” do Cabernet Sauvignon, o que deixa muito compativeis em termos enológicos. Sao vinhos de cor vermelho intenso, com notas aromáticas de frutos vermelhos, toques herbáceos e especiarias que aportam complexidade aos vinhos. Em boca, sao mais leves, suaves e menos ácidos que os Cabernet Sauvignon , o que de certa forma suavizam a agressividade deste último.

CHARDONNAY
3 HECTARES

Sem duvida e a variedade branca mais apreciada no mundo. Originaria Franca ( Borgonha ) se adaptou com bons resultados em lugares muito distintos, desde os climas frios da Champagne aos mais quentes. Nos climas frios predominan as notas de frutas como maca e abacaxi; ja nas regiones com clima mais quente sobressaem os aromas a frutas tropicais. Faz parte na composição dos melhores vinhos espumantes do mundo. Sao vinhos que podem ser fermentados e amadurecidos em barricas de caravalho, o que resulta em aromas de baunilha, mel e manteiga. . Gracas a versatilidade desta casta e aos diferentes climas das zonas vitivinícola Argentinas, podemos encontrar este vinho em todas sus formas, desde los frescos e leves , ate os mais complexos de guarda.

 

SAUVIGNON BLANC
3 HECTARES

HECTARES E a principal uva branca de Bordeaux, assim como do Vale do Loire , na Franca . Se adaptou muito bem em diferentes regioes vitivinícolas do mundo , como nordeste da talia, Chile, Argentina, vales costeiros da California e Australia,e se destacam a nivel mundial com os varietais elaborados na Nova Zelandia. Com aroma de ervas, cítricos, e as vezes notas de defumados ou un certo toque silvestre ,passando por los mais aromsa intensos e complexos , o Sauvignon Blanc varia em função da sua origem.Na Argentina tem ganho um lugar de destaque entre los vinhos brancos finos com um futuro promissor.